Hidrologia para atendimento à Resolução Conjunta ANA/ANEEL nº03/2010.

Campanhas de campo para operação e manutenção de estações hidrológicas convencionais, telemétricas, meteorológicas, serviços de Tecnologia de Informação relacionados a manutenção do sistema de recepção de dados das estações telemétricas, manutenção e suporte técnico ao processo de disponibilização dos dados em tempo real para atendimento das demandas da resolução conjunta, consistência dos dados e elaboração de relatórios específicos da resolução (instalação, operação, anual).

Hidrologia para atendimento de programa ambiental - Monitoramento das Condições Hidrossedimentológicas

Campanhas de campo para medição de descargas líquidas e sólidas, manutenção das estações hidrossedimentométricas, manutenção de seções topobatimétricas, consistência dos dados e elaboração de relatórios, apresentações técnicas em reuniões com órgãos ambientais.

Serviços de Monitoramento de Qualidade de Águas Superficiais

Campanhas de campo para amostragem de águas superficiais e de profundidade, amostragem de material biológico, amostragem de sedimentos, gestão de laboratórios de análises, interpretação de resultados, elaboração de relatórios técnicos, apresentações técnicas em reuniões com órgãos ambientais.

Serviços de Monitoramento de Macrófitas Aquáticas

Campanhas de campo para verificação de ocorrências de macrófitas e registro de intervenções/ocorrências no entorno do reservatório, relatórios de registro de informações, coleta de macrófitas, identificação das espécies, gestão de laboratórios de análises, interpretação de resultados, elaboração de relatórios técnicos, apresentações técnicas em reuniões com órgãos ambientais.

Gestão Ambiental de Reservatórios

Compreende a administração dos estudos e programas ambientais desenvolvidos para mitigar os impactos provocados no meio ambiente e a qualidade da água do reservatório durante as fases de implantação e operação do empreendimento, atendendo à legislação em vigor (Lei nº 12.334/2010 que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens) e aos diferentes requisitos das agências fiscalizadoras (ANEEL, ANA, órgãos ambientais) entre outras instituições (Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS).

Estudo de Assoreamento e Vida Útil de Reservatórios

Estimativa da vida útil do reservatório, ou seja, capacidade de armazenamento, que diminui gradativamente devido ao assoreamento do mesmo, em decorrência da deposição gradual dos sedimentos transportados pelo rio.

Estudos para obtenção da Declaração de Reserva de Disponibilidade Hídrica (DRDH) e outorga definitiva

Garantir a disponibilidade hídrica requerida para aproveitamentos hidrelétricos, para licitar a concessão ou autorizar o uso do potencial de energia hidráulica em corpo hídrico, ou seja, reservar a quantidade de água necessária à viabilidade do empreendimento hidrelétrico.

Modelagem Matemática da Qualidade da Água do Reservatório

Prognóstico da qualidade da água do reservatório. Subsidia a tomada de decisão com relação aos percentuais de remoção de vegetação na área do futuro reservatório. Indicação das áreas propícias a eutrofização e de usos (captações, lançamentos e aquicultura.

Gerenciamento dos processos de Licenciamento Ambiental

Organização dos estudos necessários do processo do licenciamento ambiental solicitados pelos órgãos licenciadores.

Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS

O PGRS promove o adequado gerenciamento dos resíduos provenientes de atividades e empreendimentos, visa a minimização dos impactos causados pela geração de resíduos, além de atender os aspectos legais vigentes. É o conjunto de ações exercidas nas etapas de coleta, transporte, tratamento e disposição final ambientalmente correta.

Elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGRCC

O PGRCC proporciona a minimização dos impactos causados pelos RCC ao meio ambiente, incentiva que este tipo de resíduo seja reaproveitado na própria obra ou reciclado. Quando bem implementado o PGRCC colabora para o aumento da eficiência dos operários e evita o desperdício de materiais e insumos.

Laudo Técnico Hidrológico

Determinação da vazão de referência de cursos de água em locais em que se pretende lançar efluentes líquidos.

Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental

Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é o conjunto de estudos realizados por especialistas de diversas áreas, com dados técnicos detalhados.

Os estudos devem conter o diagnóstico ambiental da área de influência do projeto (físico, biológico, ecossistemas e sócio-economico), análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas (previsão da magnitude), definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento.

O relatório de impacto ambiental (RIMA) refletirá as conclusões do estudo de impacto ambiental (EIA). O RIMA deve ser apresentado de forma objetiva e adequada a sua compreensão. As informações devem ser traduzidas em linguagem acessível, ilustradas por mapas, cartas, quadros, gráficos e demais técnicas de comunicação visual, de modo que se possam entender as vantagens e desvantagens do projeto, bem como todas as consequências ambientais de sua implementação.

Elaboração e Implantação de Sistema de Monitoramento e Previsão de Hidrometeorológica

Elaboração diária da previsão hidrometeorológica para a usina, monitoramento das condições atmosféricas (chuva) da bacia hidrográfica e o monitoramento da evolução das vazões nas estações e na usina, elaboração e envio da previsão diária para um horizonte de cinco dias, disponibilização diária das previsões da vazão para o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a manutenção dos processos automáticos do Sistema de Previsão Hidrometeorológica para a usina.

Desenvolvimento e Elaboração de Programas Ambientais

Elaboração de Programas Ambientais como Monitoramento das Condições Hidrossedimentológicas do Reservatório, Monitoramento da Qualidade de Águas Superficiais, Monitoramento de Macrófitas e outros.

Elaboração e Implantação de Rede de Estações Hidrométrica e Sedimentométrica.

Elaboração, otimização, implantação e ajustes e na rede de estações hidrométrica, sedimentométrica e pontos de coleta de qualidade da água para atendimento de demandas do setor elétrico e órgãos ambientais.

Estudos Hidrológicos

Realização de estudos em hidrológicos como a consistência de dados hidrológicos, regionalização de vazões e modelagem hidrológica.

Estruturação e Otimização de Banco de Dados Ambientais

Elaboração, organização e/ou otimização de banco de dados ambientais para armazenamento, processamento e disponibilização dos dados para o atendimento de demandas internas e externas (setor elétrico e ambiental).

Treinamentos na área Ambiental

Hidrologia Operacional, Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Direito Ambiental, Auditoria Ambiental, Estudos de Impacto Ambiental, dentre outros.

Entre em contato conosco:

  • Seu Nome*
    0
  • Seu Email*
    1
  • Telefone de Contato*
    2
  • Nome da sua empresa*
    3
  • Solicitação*
    4
  • 5