Consultor

Juarez Gurdjieff

Consultor Sênior – CRP 08/08156

  • Doutorando em Educação;
  • Mestrado em Organizações e Desenvolvimento;
  • Mestre em Teologia;
  • Especialista em Psicologia das Organizações e do Trabalho;
  • Especialista em Gestão de Pessoas;
  • Especialista em Psicologia Analítica;

Professor universitário nas disciplinas de:

  • Pressupostos Históricos em Psicologia;
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho;
  • Psicologia Analítica;
  • Gestão de Pessoas;
  • Marketing e Empreendedorismo
  • Empreendedorismo;
  • Gestão da qualidade e produtividade;
  • Gestão do conhecimento;

Conheça um pouco mais da minha história

Juarez Francisco da Silva, nascido em Barros Cassal-RS no ano de 1964, mesma data de emancipação da cidade povoada basicamente por descendentes de índios guaranis.

Recebeu por um lado a influência da família paterna de costumes simples, jeito arredio de conviver com pessoas e muita facilidade para o convívio com animais. De outro lado, a família materna, descendente de alemães, ocupados com a vida em grupo familiar e profundo respeito aos outros, como uma demanda sagrada de cuidar e ser cuidado.Da mistura dessa tradição em que os valores diferentes se assimilam naturalmente, uma criança inquieta e silenciosa, discreta e com atitudes objetivas se forma num berço de mitos, lendas, religiões e experiências naturais.

A relação com várias experiências se misturam com os raros livros que se tornam amigos, fortalecendo algumas crenças e gerando dúvidas e incertezas noutras. Mas a vontade de produzir entendimento sobre as experiências sempre foi grande desde o início, e estranhamente sabia ler e escrever aos 4 anos de idade. Na única escola do vilarejo foi um fato de causar espanto, porém, tratado com respeito e sem alarde, tanto que fatos dessa natureza somente foram comentados em família por volta dos 27 anos de idade.

Aos 10 anos de idade, mudar de lugar bem pequeno para outra cidade marcou uma nova etapa com muitos outros estranhamentos, mas muita diversão também. Contudo, na cidade grande os colegas ainda não sabiam sobre coisas simples da matemática, da geografia e de outras disciplinas, que lá no vilarejo e na cabeça da criança já estavam definidos. Apesar disso, o estranhamento já não era mais para assustar, mas apenas marcar as diferenças da vida de cada um.

Estudar, trabalhar e manter o corpo e mente em movimento sempre foi o grande estímulo pessoal, como se a cada sopro do vento o corpo precisa acompanhar; a cada gota de chuva a mente precisa criar; a cada faísca de fogo uma nova realidade deve se formar; e a cada passo sem direção definida, uma descoberta precisa encantar aquele que anda com os pés na terra. Carteira assinada desde os 12 anos de idade e trabalho formal já aos 9 anos, sem nenhum peso, mas como reforço e motivação para o homem que se forma. O corpo ainda pede pelo movimento físico, como uma memória recente de 19 anos dedicados ao esporte de alto rendimento. A memória de lesões e conquistas, de prazer e tristeza, de sensações naturais do corpo em formação. Na escola se ampliam os grupos de grandes amigos, seja para conversar ou para perguntar mesmo sem entender algumas respostas.

Parece que a formação escolar ainda não acabou com a curiosidade, e nem com a vontade de sempre fazer bem e melhor a cada dia. Depois do segundo mestrado, aliando muitas experiências em áreas de administração, recursos humanos, marketing, planejamento orçamentário, vida executiva, facilitador de grupos de estudos e treinamentos, são relacionados com teorias científicas apresentadas na profissão de professor de graduação e de pós graduação. Aos casos de maior detalhamento, a clínica psicológica é o lugar onde as pessoas são recebidas para tratar do corpo e do espírito.

Além das formações acadêmicas, um espírito inquieto e curioso permanece, gerando atitude profissional nas organizações do trabalho, fazendo amigos pelo caminho da orientação em pesquisa científica, e mantendo viva a energia de um menino curioso no corpo de homem dedicado ao serviço humano em qualquer lugar por onde andar.